Saga do TCC (parte VI) - identidade visual, design, publicação na loja, validação e artigo

Comentarios
  

     Em meio à muitos códigos, café e músicas no Spotify, fui prosseguindo com meu trabalho de conclusão de curso. Se por um lado, o fato de meu estágio ter se encerrado neste período me oportunizou um mês onde pude me dedicar exclusivamente à este projeto. Por outro, atividades do Enade, EAD e formatura me atrapalharam um pouco. Aliás, na minha opinião, questões da formatura como prova de toga e sessão de fotos, poderiam ter sido vistas após o encerramento das aulas, não? Agora que não há mais preocupações com estudos, também não surge nenhuma novidade sequer em relação a formatura. Mas enfim, vai entender isso né... Vamos logo ao que interessa...


     Foi definida uma identidade visual para meu aplicativo, incluindo um nome de potencial comercial, logotipo, marca e cores de destaque para o layout. O nome pinpast é uma junção das palavras pin (referência aos pinos de marcação de mapas) e past (inglês para "passado"). A ideia é que o título transmita uma relação do aplicativo com navegação de mapas e passado/história de seus locais. O mesmo vale para o logo que é uma mistura flat de pin com ampulheta. A marca é constituída totalmente de letras minúsculas, com o objetivo de salientar suavidade e modernidade, tendo como exemplo o caso de marcas de sucesso como Pepsi, Motorola, Tumblr, Bing, entre outros. A cor predominante escolhida foi o laranja.

Logotipo e marca do pinpast

     Logo após estas definições, prossegui com o desenvolvimento das telas e funcionalidades propostas. Procurando sempre seguir os padrões de design da Microsoft para a plataforma Windows Phone, tendo como base alguns artigos encontrados no Windows Dev Center. Todo este processo foi acompanhado de perto por meu professor orientador, através de encontros na universidade e troca de emails. Após a conclusão da implementação, layout, criação de ícones e tudo mais, foi dado inicio ao processo de publicação do pinpast na Windows Phone Store. A aplicação teve seus requisitos técnicos avaliados e aprovados, sendo publicada com sucesso na loja. Também aproveitei que estava com a mão na massa e publiquei meu primeiro aplicativo para Windows Phone, que fiz durante um curso do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) na Ulbra Canoas, do qual participei lá em 2012 e que acabou me influenciando na escolha da plataforma deste projeto.

      Links para meus apps na Windows Phone Store:
      pinpast goo.gl/eJJ6oT
      bazinga!goo.gl/UBU3RD
      4Math - goo.gl/wD6GVI

pinpast lindão lá na Windows Phone Store =D

     Para a validação do aplicativo, foi criado um site disponibilizando todas as informações do projeto e um formulário para avaliação da proposta em geral, os quais foram divulgados a usuários em potencial através de redes sociais e também neste blog (porque não?), lembra? -> Convocação Marota Suprema Pra I̶n̶i̶c̶i̶a̶t̶i̶v̶a̶ ̶V̶i̶n̶g̶a̶d̶o̶r̶e̶s̶ Responder Um Questionário Pro Meu TCC A proposta também foi apresentada a professores de história, que aprovaram a ideia do projeto. Com os dados coletados no questionário, criei gráficos para ilustrar alguns pontos importantes em meu trabalho.
     À partir deste ponto, o foco de meus esforços foram direcionados a escrita do artigo: testes e validação, trabalhos futuros, conclusão, formatação, e por aí vai... É tanta coisa que não entrarei em maiores detalhes, caso contrário acabarei publicando um livro ou postando meu TCC na íntegra aqui. Creio que os pontos mais importantes foram citados nestas publicações. No dia da entrega do artigo, acabei me atrasando com a impressão, perdi meu ônibus e consequentemente uma prova de G2 da faculdade. Tirei minha pior nota em minha breve história na universidade, aos 45min do segundo tempo. Posteriormente recuperei isto, mas foi uma preocupação desnecessária nesta reta final. Parabéns pra mim!
     Enfim, no momento paro por aqui, mas aviso aos "navegantes desta nave louca" que sobreviveram até este post, que o próximo é o último da série, para a alegria da humanidade. Série esta que teve alguns pontos mais detalhados, outros nem tanto e alguns nem foram citados. Acontece que este projeto realmente envolveu muita coisa, principalmente nesta etapa final, onde me tornei um zombie sobrevivendo a base de café e consumindo "todas as músicas do mundo". Mas, não chore meu bem, ainda tem mais um post, ok? Voltaremos...

Calma, essa história terá um fim, eu prometo! ;)



#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Robot Boy by @oliveiraluke. Tecnologia do Blogger.