Saga do TCC (parte IV) - referencial teórico, banner, apresentação de slides e seminário de andamento

Comentarios

     É de madrugada, dezembro, fim de ano, quase quase Natal. Hoje choveu sem parar praticamente e eu dormi a tarde inteira, quando não dormia assistia TV, quando não assistia TV dormia. Agora estou sem sono e após ver dois filmes seguidos, decidi atualizar as publicações sobre meu TCC aqui no blog enquanto assisto a um terceiro. Aliás, realizei minha apresentação final esta semana e posso dizer que no fim tudo acabou bem, na verdade bem melhor do eu esperava... Estes últimos dois meses foram muito corridos devido as atividades derradeiras do meu curso, TCC, Enade, formatura, além dos trabalhos e provas das últimas cadeiras e etc. Nos últimos tempos eu praticamente vivi apenas para este projeto, parando somente para ir a Universidade, logo meus relatos e demais posts no blog, assim como qualquer outra atividade de lazer e/ou social, estiveram na geladeira.
     

   Após muita pesquisa e realização de alguns "projetos testes", mantive o foco no desenvolvimento de meu artigo, mais especificamente no referencial teórico, que é a documentação dos conceitos de todas as tecnologias e ferramentas utilizadas no projeto. No meu caso, itens como Windows Phone 8.1, QR Code, GPS, sistemas de navegação de mapas, entre outros que incluem conceitos envolvendo banco de dados, arquitetura da informação, linguagens de programação, ambiente de desenvolvimento e suas ferramentas e padrões de design, foram devidamente registrados no artigo. 
      Também tive de me preparar para a apresentação do trabalho realizado no seminário de andamento de TCC na Semana Acadêmica dos Cursos de Computação da ULBRA Canoas. Para tal evento, além da preparação de uma apresentação em Power Point, eu deveria confeccionar um banner do projeto que ficaria exposto na universidade. Pois é, deveria. O fato é que com tantos deveres e prazos, acabei me esquecendo completamente da existência de tal entrega, que não vale nenhuma nota no TCC, mas implica na impugnação da apresentação no seminário, este que sim conta pontos. Resumindo a história, consegui resolver este problema com uma correria desgraçada no último dia. Correria no sentido literal da palavra mesmo, pois atravessei grande parte da cidade à pé procurando um local que imprimisse tal banner em um curtíssimo prazo de tempo. Gastei uma mascada maior do que se tivesse feito com antecedência? Gastei. Mas o importante é que resolvi o imprevisto. Sem contar que paralelamente à isto, a bateria do meu note resolveu que era chegada a hora de partir desta para uma melhor, pois não havia momento mais ideal para tal do que este, não é mesmo?
      Preparei um PPT com 20 slides para meus 7 minutos de apresentação e apesar de todo o nervosismo com a sala lotada, pois estes seminários são totalmente abertos ao público, consegui um bom desempenho, não como eu realmente gostaria, mas foi o suficiente para conquistar a nota máxima em jogo nesta etapa. Um ponto importante levantado pelos professores da banca foi o tempo restante para conclusão do projeto e a quantidade de atividades que eu ainda tinha por fazer dentro de minha proposta. Foi citado que meu projeto havia tudo para garantir uma boa nota final, porém deveria me preocupar (e muito) com o tempo. E foi o que fiz! Passei a me dedicar ainda mais ao TCC. Parei tudo o que eu estava fazendo, fechei as portas, me tranquei em meu calabouço, desliguei a TV, coloquei meus fones de ouvido, botei minhas principais playlists do Spotify pra tocar, baixei a cabeça e comecei a produzir quase 24hs por dia... Ah é, meu estágio terminou neste período, logo virar noites se tornou grande parte da rotina. Deu-se início então ao processo de zumbificação...
     Só pra constar, acabei assistindo por completo ao terceiro filme aquele, já é de manhã e só agora concluí esta publicação. Acho que nem dormirei. Sério, sou muito lerdo, outros escreveriam um livro com este tempo. Enfim, pelo menos não chove mais...

Yo na apresentação do Seminário de Andamento de TCC
na Semana Acadêmica dos cursos de computação da ULBRA Canoas



#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Robot Boy by @oliveiraluke. Tecnologia do Blogger.