Saga do TCC (parte I) - matrícula, ideias, escolha do orientador e proposta de projeto

Comentarios
Matrícula do TCC

      Well, well, well... Enfim chegou o momento de realizar o tão temido aguardado trabalho de conclusão da faculdade! Pois é, quase quatro anos se passaram desde que eu entrei pela primeira vez em uma sala de aula da universidade para minha aula de Introdução à Computação, e hoje, aqui estou em meio à um turbilhão de ideias, documentos, entregas e todas as emoções do glorioso Projeto Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Software. Confesso que estou bastante cagado receoso em relação à esta última etapa de minha graduação, principalmente em relação aos prazos das entregas e tempo total de projeto, que é constituído de pesquisa + artigo + desenvolvimento e entrega de um software, tudo isso em apenas um fucking semestre!
     Nas primeiras semanas do projeto, ele já veio dando uma voadora nas paletas dos acadêmicos, pois nos foi passado o cronograma oficial das entregas, com prazos extremamente curtos. Como parte das primeiras atividades, deveríamos enviar ao coordenador da cadeira de TCC, o tema escolhido e nome do professor orientador, isto para a segunda semana de aula. Já para a terceira, deveria ser entregue um documento de proposta de projeto, este que passa por uma avaliação da universidade aprovando se o projeto é válido ou não para o curso em específico. Eu tinha uma ideia inicial, razoavelmente formulada em minha mente desde o ano passado, porém não esperava que esta decisão deveria ser tomada tão rápido como foi feito, logo não houve chance nenhuma para prováveis outras opções.
   A minha proposta de projeto denominada "Aplicativo Windows Phone para reconhecimento de pontos históricos", como o próprio nome já diz, terá como funcionalidade principal, fornecer informações sobre locais do centro da cidade, tendo como foco a história e a cultura local, além de recomendar pontos aproximados, incentivando seu usuário a conhecer um pouco mais sobre o passado de sua cidade. A ideia é simples: sabe aquele lugar pelo qual você passa correndo todos os dias? Pois bem, ele pode ter uma longa e interessante história... Poderia aqui detalhar melhor o conceito inicial de meu projeto, afinal fiz um documento de proposta só sobre isso, material é o que não falta, mas não vou. Por que? Simplesmente porque meu tempo livre no momento anda digamos, bem escasso, devido justamente à este projeto. Futuramente farei outro post mais detalhado sobre ele.
       Nesta primeira parte de minha "Saga do TCC", realizei minha matrícula, organizei minhas ideias inciais em papel (tá, num documento do Word na verdade ¬¬"), escolhi meu professor orientador, defini meu tema e elaborei minha proposta de projeto. Estes foram pequenos passos para o Lucas, mas grandes passos para a conclusão do curso! (ba-dum-tsss) E pretendo documentar aqui, na medida do possível, todos os meus passos neste projeto, ou pelo menos um breve resumo dos mesmos. Afinal, um dos motivos que me fez criar este blog exatamente neste momento de minha vida, foi praticar minha escrita como preparação para o TCC. Mas, como já era de se esperar, na via contrária, o TCC acaba limitando minhas publicações e dedicação de tempo neste blog, inclusive este post poderia ser bem mais detalhado. Mas enfim, faz parte...

Windows Phone
Windows Phone
Imagem da internet, esta não é a minha mão!

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Robot Boy by @oliveiraluke. Tecnologia do Blogger.