Quem me conhece sabe que eu não sou um cara ligado à futebol ou a qualquer outro esporte, tanto no quesito praticar quanto acompanhar. Simplesmente não é minha "praia". Mas desde criança sempre gostei muito dessa coisa chamada "Copa do Mundo". Sei lá, não sei explicar muito o porque disto, mas assistir jogos entre todos aqueles países diferentes, presenciar o encontro de culturas, ver toda aquela festa, mesmo que através da caixinha mágica chamada televisão, é sempre algo histórico. A Copa do Mundo de Futebol não é só futebol, é bem mais que isso. Sempre aprendo algo inusitado sobre a cultura de outros países durante este período, seja através de matérias especiais apresentadas pelos meios de comunicação, como também por pesquisa própria oriunda de minha curiosidade. Quando criança aprendi muito sobre os países enchendo meu pai de perguntas, devido ao fascínio que as bandeiras dos mesmos me causavam durante o torneio. Fazia ele ver e rever comigo, um livro que continha os mapas e informações básicas sobre os países e continentes. Já este ano por exemplo, me vi pesquisando sobre a Bósnia e Herzegóvina e sua relação com a extinta Iugoslávia, no intervalo do jogo contra a Argentina. E esse tipo de coisa, essa sensação, essa "vibe" e tudo mais, é legal pra caramba!
Confesso que não lembro muita coisa sobre a última Copa do Mundo (aquela da África do Sul lembram?) creio que não acompanhei muito bem a edição. Porém, este ano decidi resgatar aquele entusiasmo e vontade de assistir aos jogos, principalmente pelo fato serem no Brasil. E caras, a Copa foi no Brasil! E que Copa! Durante a Copa, ignorei todo o lado político, corrupto, #NãoVaiTerCopa e qualquer movimento contrário ao evento. Na minha opinião, são coisas muito diferentes. Que o Brasil está todo errado e que houve muito desvio de grana durante os preparos para o evento, todos sabemos. Mas não é a Copa do Mundo, ou a não realização da mesma, que mudaria algo no nosso país. O buraco é bem mais embaixo. Logo, as vaias para a presidente (sim, porque essa coisa de presidenta é besteira pura) durante a abertura da Copa foi algo vergonhoso, uma tremenda falta de respeito. Copa é festa, ali não havia mais o que ser dito, tudo de errado que poderia ser realizado já havia sido feito. Foi como uma atitude certa no momento errado, pois todas estas questões devem ser revistas lá nas urnas, coisa que infelizmente não irá acontecer...
Pois bem, voltemos ao assunto original deste post, até porque política é algo chato... ;) Nesta Copa, a "Copa das Copas", a "Copa da Zueira", ou seja lá mais como esta edição brazuca foi chamada, vimos momentos memoráveis em campo, enquanto fora dele acontecia a maior interatividade social já realizada durante um evento. Twitter e Facebook registraram números recordes, de muita informação e zoeira em tempo real. Para mim, grande parte da diversão na Copa estava em acompanhar o Twitter durante os jogos, onde memes de um lance especifico surgiam após inacreditáveis pouquíssimos minutos do acontecimento do mesmo! No Facebook as brincadeiras também rolavam solta, mas com um delay um pouco maior como sempre. Outra coisa muito legal eram as "bandeirinhas" dos países no Twitter, inseridas na rede social em um "pacote de personalização" de perfil durante o mundial. Saudades bandeirinhas da Copa... Dentre as zoeiras marcantes desta edição (pelo menos as que me lembrei no momento de criação desta publicação) estão: presenças de Galinha Pintadinha e Lord Voldemort na abertura do mundial; tutorial de como fazer sua própria abertura da Copa em casa; letras dos hinos oficiais dos países participantes; Japão = Pokémon, México = Chaves, Grécia = Cavaleiros dos Zodíacos e Colômbia = Shakira; juiz japonês parceiro da seleção brasileira; goleiro "muralha" do México; vexames de Portugal, Espanha e Brasil; cabelo do David Luiz, bunda do Hulk, imobilidade do Fred, inutilidade do Murtosa e coluna do Neymar; e por aí vai...
As seleções em geral apresentaram bons níveis técnicos, os jogos foram bem "parelhos" em sua grande maioria, tivemos grandes partidas com muitos gols. Grandes surpresas, boas e ruins, sendo alguns vexames bem grandes, bem brasileiros e bem espanhóis, mas faz parte da brincadeira... Sobre o 7 x 1, onde nossa seleção tomou um "sacode" para a Alemanha, enquanto eu coincidentemente saboreava um chocolate (não é brincadeira!) em que comprei em um armazém pela facada gigantesca de 6 reais (7 - 1 = 6!!! Coincidência!? Acho que não...), achei algo bem inusitado, pois eu esperava uma derrota, porém não tão grande assim. Até o momento o Brasil tinha enfrentado apenas seleções menores que a mesma, sendo que passou por vários "sufocos" no meio do caminho, então a derrota para a Alemanha não foi uma tragédia. O "7" do 7x1 é que foi! Mas na minha opinião, a culpa não é unicamente do Felipão, acho errado desvalorizar seu trabalho e principalmente sua carreira como um todo, por causa de um único jogo. A maioria das pessoas, principalmente os brasileiros, tem por hábito levar em consideração somente os fatos recentes e isso estraga muita coisa. Por exemplo, não é porque uma pessoa cometeu um erro que devemos apagar tudo de bom que a mesma fez durante sua vida. Infelizmente, não é assim que a maioria pensa por aí... Só nunca se esqueçam do penta, ok?
Não foi desta vez que fui ao estádio assistir à um jogo da Copa, afinal a "mascada" cobrada pelo ingresso das partidas era bastante violenta. Mas compareci à FIFA Fan Fest em Porto Alegre com minha namorada e amigos para assistir à disputa pelo terceiro lugar entre Brasil e Holanda e "dê quebra" ainda vimos um show da Reação em Cadeia (não necessariamente nesta ordem). Enfim, aconteceram muitas coisas durante a Copa do Mundo no Brasil, tanto que é impossível resumi-las em um único post. E que me desculpem aos contrários ao evento, mas como bem vimos #TeveCopaPraCaramba.
P.S. - não podemos dizer que a escolha do tema oficial e do show de abertura da Copa foi algo bem sucedido, na minha opinião a Shakira é a artista que tem a "manha" pra esse tipo de coisa. Nisso a África acertou, o Brasil não...
As seleções em geral apresentaram bons níveis técnicos, os jogos foram bem "parelhos" em sua grande maioria, tivemos grandes partidas com muitos gols. Grandes surpresas, boas e ruins, sendo alguns vexames bem grandes, bem brasileiros e bem espanhóis, mas faz parte da brincadeira... Sobre o 7 x 1, onde nossa seleção tomou um "sacode" para a Alemanha, enquanto eu coincidentemente saboreava um chocolate (não é brincadeira!) em que comprei em um armazém pela facada gigantesca de 6 reais (7 - 1 = 6!!! Coincidência!? Acho que não...), achei algo bem inusitado, pois eu esperava uma derrota, porém não tão grande assim. Até o momento o Brasil tinha enfrentado apenas seleções menores que a mesma, sendo que passou por vários "sufocos" no meio do caminho, então a derrota para a Alemanha não foi uma tragédia. O "7" do 7x1 é que foi! Mas na minha opinião, a culpa não é unicamente do Felipão, acho errado desvalorizar seu trabalho e principalmente sua carreira como um todo, por causa de um único jogo. A maioria das pessoas, principalmente os brasileiros, tem por hábito levar em consideração somente os fatos recentes e isso estraga muita coisa. Por exemplo, não é porque uma pessoa cometeu um erro que devemos apagar tudo de bom que a mesma fez durante sua vida. Infelizmente, não é assim que a maioria pensa por aí... Só nunca se esqueçam do penta, ok?
Não foi desta vez que fui ao estádio assistir à um jogo da Copa, afinal a "mascada" cobrada pelo ingresso das partidas era bastante violenta. Mas compareci à FIFA Fan Fest em Porto Alegre com minha namorada e amigos para assistir à disputa pelo terceiro lugar entre Brasil e Holanda e "dê quebra" ainda vimos um show da Reação em Cadeia (não necessariamente nesta ordem). Enfim, aconteceram muitas coisas durante a Copa do Mundo no Brasil, tanto que é impossível resumi-las em um único post. E que me desculpem aos contrários ao evento, mas como bem vimos #TeveCopaPraCaramba.
| FIFA Fan Fest Porto Alegre |
P.S. - não podemos dizer que a escolha do tema oficial e do show de abertura da Copa foi algo bem sucedido, na minha opinião a Shakira é a artista que tem a "manha" pra esse tipo de coisa. Nisso a África acertou, o Brasil não...

0 comentários:
Postar um comentário